17 de jul. de 2010

ETEC busca espaço com empresas

Coordenadoria da Área de Gestão busca empreendimentos para ser estudados pelos estudantes do curso técnico de Comércio

Erich Vallim Vicente

O assunto da moda nas rodas empresariais da cidade é urgente necessidade de qualificação da mão de obra local. Mas essa preocupação não está apenas no lado de dentro do balcão. Ela permeia as necessidades de quem atua diretamente com essa massa trabalhadora. “Nós queremos que o estudante saia daqui apto a trabalhar naquilo que ele estudou”, diz Gislaine Dias, coordenadora da Área de Gestão da ETEC Piracicaba – recém-renomeada Ary de Camargo Pedroso, em homenagem ao ex-deputado e pai do vereador Ary de Camargo Pedroso Jr.

A frase de Gislaine pode até ser vista como um mantra dos educadores de cursos técnicos. Mas ao apontar a sua proposta de “aproximação com as empresas”, Gislaine mostra que muito mais que uma máxima de mercado, a frase tem sentido amplo na realidade atual da formação técnica. “Ao final do curso – de um ano e meio – todo aluno precisa fazer um TCC (trabalho de conclusão de curso) e, ao invés dele levantar uma situação-problema hipotética queremos que ele busca empreendimentos já consolidados”, explica a coordenadora.

A proposta da coordenadora da ETEC está ligada especialmente ao curso de Gestão de Comércio – além deste, a área conta com Logística. A intenção é estabelecer convênios com as empresas que se veem em busca de saídas para melhorar seus serviços. “Estamos à disposição para receber os empresários, é só eles entrarem em contato que vamos organizar os grupos”, explica Gislaine, ao lado do professor Vanderlei Furlan Jr., mais conhecido como Jr. Furlan. “É uma forma de abrir a cabeça deles (estudantes) ao mercado”, diz o professor.

Nesta “via de duas mãos” – onde é possível ajudar empresários e dar ferramentas de estudo aos alunos –, também há um terceiro elemento, voltado mais à necessidade da própria ETEC: a desmitificação do curso técnico de Gestão de Comércio. “Muitas pessoas vem aqui pensando que se trata de um curso voltado para ensinar como atender melhor o cliente e tudo mais”, diz Gislaine. “As aulas até podem colaborar para isso, mas o nosso foco é o estudante empreendedor, a pessoa que sairá daqui com a intenção não só de trabalhar num cargo de gestão, mas também com vontade de abrir seu próprio empreendimento”, avalia.

Essa característica pode ser bem observada no cronograma do curso. Dividido em três módulos, as aulas versam sobre Planejamento Empresarial, Estrutura Organizacional, Direito Empresarial, Logística Empresarial, Administração Mercadológica, Matemática Comercial e Financeira, Administração de Compras e Vendas, Ética, Cidadania e Qualidade, entre outros. “É um curso bem amplo e supre uma necessidade cada vez mais urgente das empresas que é de pessoas qualificadas tecnicamente para atuarem no mercado”, finaliza Gislaine.

SERVIÇO
Os vestibulinhos da ETEC Piracicaba acontecem duas vezes ao ano – maio e outubro. Empresas interessadas em fazer parceria com a escola técnica entrar em contato pelos telefones (19) 3433-8541, 3422-3293 ou 3432-2904. E-mail:
e.piracicaba.adm@centropaulasouza.sp.gov.br.

Fonte: http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=4892

Nenhum comentário:

Postar um comentário